Esse caso é muito técnico, pois envolve como originou seu PC com Windows. Exemplo; você comprou um notebook e o mesmo (original, visto que ele está ativado) veio com Windows 10 Home Single Language, tecnicamente o serial (key) de forma digital vai estar gravada na sua BIOS, também é possível (talvez) ter acesso a essa chave pela nota fiscal. Agora em algum momento no futuro você tentar instalar a versão Pro, (logo a tela onde mostra as versões não é mostrada) e quando termina a instalação você nota que a versão ainda é a Home Single Language.
A reposta está bem obvia né? O Windows consultou a BIOS para ver qual serial está liberado e viu que a versão Home Single Language pode ser instalada. Mais ainda não terminamos por aqui. Dentro da ISO ou imagem do Windows que você está usando para formatar o computador pode ter uma solução (jeitinho brasileiro) acesse as pastas da ISO/DVD ou pendrive boot e faça uma pesquisa pelo arquivo "EI.CFG" sem aspas.
Supostamente você não vai encontrar, esse arquivo tem a função de burlar essa comunicação entre a instalação e sua BIOS, liberando as versões para uso. Nota; as ISOs baixada por canais Microsoft não possuem esse arquivo, nesse caso você vai ter que adicionar manualmente.
OBS: caso sua ISO seja dual boot ( x86 e x64) você deverá colar esse arquivo em cada uma versão, dentro da pasta "sources", por exemplo:
x86/sources
x64/sources
Google Drive: Download
Recomendo criar uma nova ISO já com esse arquivo inserido, para caso futura utilização, não ter problemas, para isso use o programa DISM++ baixado no link abaixo:
Extraia a ISO e coloque o arquivo EI.CFG na pasta sources, com o DISM++ selecione a pasta com o arquivo inserido e clique em criar ISO.
Dism++: Download
muito obrigado S2
ResponderExcluir